Dicas para vender bijuterias

Você trabalha vendendo bijuterias mas tem encontrado dificuldade em fechar aquela venda promissora? Confira aqui as melhores dicas para vender bijuterias!

1.114

Dicas para vender bijuterias

Você trabalha vendendo bijuterias mas tem encontrado dificuldade em fechar aquela venda promissora? Seus clientes tem objeções olham suas peças e acabam não comprando? Saiba que isso é perfeitamente normal, acontece com todo mundo! E a boa notícia é que dá prá resolver com dicas super simples e fáceis de aplicar!

Todas as pessoas que trabalham com vendas sempre encontram algumas objeções dos clientes e probleminhas no caminho que podem dificultar na hora de fazer uma boa venda. Por essa razão separamos para você os principais obstáculos que qualquer vendedora encontra no dia a dia e a melhor maneira de driblá-los e aumentar muito as suas vendas de bijuterias!

Confira agora nossas 6 dicas para vender bijuterias lucrando muito mais!

1. O que fazer quando a cliente diz: “tá caro!”

Todo consumidor tem o hábito de questionar o preço dos produtos quase que automaticamente. Isso faz parte da nossa forma de pensar e agir no momento de tomar uma decisão de compra.

Muitas vendedoras inexperientes ao ouvir esse tipo de comentário acabam diminuindo o preço das bijuterias demasiadamente para tentar vender os produtos mais rápido. Esse é um erro terrível, pois como você já deve saber o preço de cada peça de bijuteria é calculado levando em consideração seus gastos e o lucro pretendido, portanto diminuir o preço por impulso após um comentário de uma cliente não é uma opção.

Se você ainda não sabe como calcular o preço de venda de bijuterias, clique aqui e leia nosso post

Como resolver

Uma das formas de resolver esse tipo de objeção é exaltar as vantagens de comprar o seu produto e as vantagens que ele oferece. Como por exemplo: Exclusividade da peça, acabamento de qualidade e etc. Isso tudo vai fazer com que seu cliente atribua um valor maior ao seu produto e entenda que o preço cobrado é justo.

2. O que fazer quando a cliente diz: “Estou sem dinheiro agora”

Isso é muito comum de acontecer e às vezes quando acontece ficamos sem saber como reagir. Muitas vezes a cliente realmente não quer comprar o produto naquele momento e usa a falta de dinheiro como desculpa ou pode ser que deseje ficar com as peças para pagar depois.

Neste caso, o importante é manter o foco e pensar no seu negócio e evitar ao máximo entregar mercadorias aos clientes sem que eles façam o pagamento antes. Pois muitas vezes você pode acabar ficando sem o estoque e sem o dinheiro em caixa para repor as peças e pagar suas despesas.

Como resolver

Compre bijuterias no atacado - Pedido mínimo R$50,00

Atualmente existem meios de pagamento alternativos que você pode utilizar para receber pagamentos via cartão de crédito, portanto, ao oferecer esse tipo de opção de pagamento para a sua cliente caso ela realmente não tenha dinheiro para o pagamento à vista, ela pode fazer o parcelamento sem precisar ter o dinheiro naquele instante.

Preste bastante atenção nas reações da sua cliente, se mesmo oferecendo outras formas de pagamento ainda assim ela demonstrar resistência é melhor não insistir para não se tornar inconveniente.

3. O que fazer quando a cliente diz: “Bijuterias ficam pretas”

Ao vender bijuterias algumas pessoas podem questionar a qualidade dos seus produtos querendo saber se as peças escurecem, se tem qualidade e etc. Isso acontece bastante porque algumas pessoas tem uma visão distorcida das bijuterias achando que todas possuem má qualidade e estragam com facilidade.

Como resolver

Para responder esse tipo de questão é importante que você conheça bem o tipo de bijuteria com que está trabalhando. Atualmente, as bijuterias mudaram bastante e podemos encontrar desde peças bem simples com acabamento de baixa qualidade que tem um preço extremamente baixo até peças de bijuteria que são semelhantes a semijoias com zircônias, acabamento refinado e uma qualidade superior com um preço um pouco mais elevado.

Dessa forma, explique para a sua cliente sobre boas práticas na hora de usar bijuterias para evitar que elas escureçam. Mostre a qualidade e o acabamento dos seus produtos para que sua cliente se sinta segura na hora da compra.

Quer saber dicas sobre como cuidar das bijuterias para que elas durem por mais tempo? Neste post explicamos tudinho para você clique aqui!

4. Seja expert em tudo relacionado ao produto que está vendendo!

Uma boa vendedora deve conhecer muito, muito, muito bem o produto que vende! Não existe situação mais constrangedora do que não saber responder questões à respeito dos produtos: como usar, perguntas sobre modelos, sobre qual o tipo de pedra a peça possui e etc.

É muito comum as clientes perguntarem sobre modelos e tipos de peças específicas, perguntarem sobre como usar e combinar as peças e isso tudo é importante na hora de fechar uma venda, pois, se a cliente perceber que você não conhece os produtos e não tem segurança nas respostas pode acabar não comprando com você.

Como resolver

Pesquise, pesquise, pesquise! Fique de olho em revistas de moda, novelas para saber o que as famosas estão usando, fique por dentro dos nomes e tipos de peças de bijuterias existentes. Aprenda também nomes de tarrachas, fechos, tipos de pedras, cores e como combinar as peças tudo isso vai fazer com que sua
cliente veja em você uma especialista no assunto e vai te ajudar a fechar vendas.

Quer testar seus conhecimentos sobre bijuterias? Faça nosso teste e veja se você já é expert no assunto! Clique aqui!

5. O que fazer quando a cliente diz: “Reserva esta bijuteria para mim?”

Isso acontece bastante quando a cliente está sem o dinheiro mas quer garantir que a peça fique á sua disposição até que ela possa comprá-la. Essa é uma situação complicada e deve ser tratada com cuidado, pois algumas pessoas pedem para que você reserve os produtos e acabam não comprando depois.

Como resolver

Você pode fazer a reserva do produto, porém, estabeleça um prazo e avise sua cliente que após o fim deste prazo você deixará a peça disponível para venda novamente. Assim você evita que o estoque fique parado.

6. O que fazer quando a cliente faz uma reclamação

As reclamações e devoluções de produtos fazem parte do dia a dia de quem deseja trabalhar com vendas seja qual for o produto. Muitas pessoas que começam a vender bijuterias ficam nervosas quando esse tipo de situação acontece e não sabem como agir.
Muitas pessoas ficam tão nervosas que podem ser grosseiras com as clientes ou até mesmo fugir evitando dar o suporte necessário à cliente.

Como resolver

O importante em primeiro lugar é saber que esse tipo de situação é perfeitamente normal, sempre vai acontecer não importa o tipo de produto que você venda. Mantenha a calma e converse com a sua cliente, procure descobrir o que deu errado e qual foi o problema encontrado.
Responda à todas as solicitações de suas clientes prontamente demonstrando boa vontade em ajudar. Isso vai deixar sua cliente mais tranquila e juntas vocês podem chegar em uma solução que seja boa para as duas partes.

E então gostou das dicas? Seguindo todas as nossas dicas com certeza você vai estar preparada para vender muito mais bijuterias e maximizar seus lucros!

Boas vendas!

Comentários